Estrutura de decisão SE-ENTÃO-SENÃO
A maioria dos algoritmos precisam tomar decisões ao longo de sua execução. Para isso existem as estruturas de decisão, e a mais utilizada é a estrutura SE-ENTÃO-SENÃO (Em inglês IF-THEN-ELSE). O funcionamento é simples: com base no resultado de uma expressão booleana (VERDADEIRO ou FALSO), o fluxo do algoritmo segue para um bloco de instruções ou não. Observe o esquema da estrutura SE-ENTÃO-SENÃO:
SE <expressão booleana> ENTÃO
<instruções a serem executadas caso a expressão booleana resulte em VERDADEIRO>
SENÃO
<instruções a serem executadas caso a expressão booleana resulte em FALSO>
FIM-SE
O bloco de código SENÃO é opcional. É comum encontrar instruções de decisão apenas com SE-ENTÃO sem o bloco SENÃO. Veja um esquema gráfico desta estrutura de decisão.
SE-ENTÃO-SENÃO na prática!
Vejamos um exemplo de utilização desta estrutura com um algoritmo, para isso vamos utilizar o VisuAlg (para mais informações leia o artigo sobre linguagens de programação para iniciantes). Neste algoritmo, vamos simular um caixa eletrônico quando vamos sacar dinheiro. O caixa eletrônico verifica se o valor que desejamos sacar é menor que o saldo disponível. Assumiremos que há R\$ 1000 de saldo disponível para o saque.
algoritmo "SacarDinheiro"
var
SaldoDisponivel : REAL
ValorDoSaque : REAL
inicio
SaldoDisponivel := 1000 //Assumimos que há 1000 reais de saldo na conta disponível para saque
ESCREVA ("Informe o valor do Saque: ")
LEIA (ValorDoSaque)
SE ValorDoSaque <= SaldoDisponivel ENTAO
SaldoDisponivel := SaldoDisponivel - ValorDoSaque
ESCREVAL ("Sacando R$ ", ValorDoSaque, ".")
SENAO
ESCREVAL ("O valor solicitado é maior que o valor disponível para saque!")
FIMSE
ESCREVAL ("Saldo disponível: R$ ", SaldoDisponivel)
fimalgoritmo
Abaixo a execução do algoritmo acima quando informamos valores menores que 1000.
Agora a execução do mesmo algoritmo, porém inserindo um valor maior que 1000 para saque.
Perceba que o fluxo do algoritmo tomou rumos diferentes.
Essa é a estrutura de controle de fluxo mais utilizada na criação de programas de computador. Pratique-a criando algoritmos que tomam decisão. Como exercício, crie um algoritmo para verificar se um aluno foi aprovado ou reprovado no final do ano, assim: O usuário digita as 4 notas (de 0 a 10) bimestrais do aluno e o algoritmo deve calcular a média e verificar se é maior que 6. Caso afirmativo, exibe na tela uma mensagem informando que o aluno foi aprovado, caso contrário, uma mensagem informando que ele foi reprovado.
Pratique!