Melhore sua produtividade com a técnica Pomodoro!
Quem nunca experimentou a ansiedade de estar frente a uma tarefa que precisa ser cumprida em um prazo que já está acabando? E quando a complexidade dessa tarefa nos faz ter vontade de jogar tudo pro alto? Acredite, isso já aconteceu muito comigo em minhas tarefas profissionais, acadêmicas e pessoais.
O maior inimigo de quem trabalha a frente do computador é a falta de foco. Sim, isso acontece com muita gente e na minha opinião é até normal perder a produtividade com o tempo, mas é sempre bom rever sua forma de trabalhar para melhorar sua produtividade.
Desenvolvedores de softwares sofrem muito disso. Na verdade, todo mundo que trabalha na frente do computador tende a cansar a mente e com o tempo ir buscando uma forma de "relaxar" a cabeça, seja entrando no facebook, twitter, youtube, joginho, bate-papo, ler um texto que não tem nada a ver com o trabalho, etc. A internet possibilita várias distrações que por nos trazer algum tipo de prazer, o nosso cérebro acaba criando maus hábitos.
O problema é que com o passar do tempo esses hábitos instigam o nosso cérebro a decidir sempre pela distração ao invés do trabalho. Aí você chega no final do dia e tem a sensação de que não teve tempo pra nada! Que o tempo é seu inimigo! O trabalho vai acumulando e no fim acaba sendo feito de qualquer jeito porque "teve pouco tempo". Você está improdutivo! Isso não é bom pra ninguém.
Está na hora de repensar a forma com que você tem trabalhado. Existem várias técnicas para melhorar a produtividade de trabalho, neste artigo vou compartilhar uma técnica que eu particularmente gosto muito e que também pode te ajudar a retomar o foco no seu trabalho. Estou falando da Técnica Pomodoro!
Como nasceu a Técnica Pomodoro?
Antes de saber o que é, acho interessante entender como nasceu essa técnica. A técnica pomodoro foi criada pelo italiano Francesco Cirillo nos tempos de faculdade (no final dos anos 80 e início dos anos 90) quando percebeu que o alto número de distrações e interrupções estavam quase o fazendo reprovar nas provas, pois, por mais que ele fosse nas aulas e estudasse em casa, ele não tinha produtividade.
Foi quando ele fez uma aposta consigo mesmo: "Eu posso estudar (estudar mesmo!) por 10 minutos?". Então ele procurou alguma coisa que pudesse marcar os 10 minutos para que ele começasse a estudar com foco total, um juiz para a aposta dele (com ele mesmo). E o juiz que ele achou foi na cozinha, um marcador de tempo desses de fogão, sabe? Mas o que ele tinha na cozinha dele era no formato de um tomate (em italiano: Pomodoro).
Bom, na verdade ele perdeu a aposta nas primeiras vezes, não conseguiu ter foco por 10 minutos direto. Mas com mais esforço e prática ele conseguiu criar o hábito de ter foco e no final obteve sucesso. Hoje a técnica está evoluída a ponto de ser aplicada por equipes inteiras.
O que é a técnica pomodoro
Esta técnica consiste em fracionar o seu tempo de trabalho entre foco total (completamente sem distrações e interrupções) e um tempo para descanso. Parece simples, mas não é fácil lutar contra o seu cérebro habituado a decidir sempre pelas distrações.
Em sua concepção mais básica, a técnica funciona assim:
- Trabalhe numa tarefa durante 25 minutos sem parar. Coloque um "timer" para marcar os 25 minutos e te avisar quando acabar. Neste momento você deve ter FOCO TOTAL!
- Faça uma pausa de 5 minutos para descansar. Você pode tomar um café, uma água, ir no banheiro ou ver seus e-mails, facebook etc...
Isso é UM pomodoro.
- Faça isso durante quatro Pomodoros (4 vezes: 25 minutos de foco + 5 minutos de descanso)
- Depois disso faça uma pausa maior (15 minutos)
- Reinicie mais quadro pomodoros...
Pronto, isso é o básico do funcionamento da técnica, mas se no meio do seu pomodoro você tiver vontade de ir no banheiro, beber água ou ter um pensamento fora do que você tem que se concentrar, você precisa anotar isso em um papel e continuar o pomodoro, isso é uma forma de dizer pro seu cérebro "fique tranquilo que eu vou me lembrar disso depois**". Mas se o seu pomodoro for realmente interrompido (preciso ir no banheiro!) ele deve ser cancelado e inicia-se outro depois.
Gerenciamento do tempo
O pomodoro não se limita em apenas focar e descansar. Você pode fazer o planejamento de todo o seu trabalho baseado nos pomodoros, mensurar a sua produtividade em pomodoros e principalmente estimar o prazo de cada atividade em pomodoros (e reavaliar a estimativa com o tempo). Além de ganhar produtividade você consegue ter um ótimo gerenciamento de tempo para o seu dia-a-dia.
O mais interessante é que muitas vezes a gente resolve problemas quando não está pensando nele. Quantas vezes você descobriu uma solução enquanto tomava banho ou quando acordou no meio da noite. O pomodoro instiga o nosso cérebro a descansar entre cada pomodoro e é nesse intervalo que muitas vezes vem a solução do problema. Simplesmente porque a mente se desligou do problema.
Além disso tudo, tem uma coisa mais simples que faz a maior diferença e eu ainda não falei. O ideal é que o seu "timer" seja como o timer do fogão, inclusive no barulho. Aquele tique-taque do reloginho faz o cérebro se lembrar a todo instante que deve permanecer concentrado e ficar tranquilo que será avisado quando o tempo acabar. Ou seja, não precisa se preocupar nem com o tempo do pomodoro! O barulho do timer do pomodoro é capaz de criar o melhor hábito disso tudo: a concentração!
Mas preciso te dizer que é difícil construir o hábito da concentração e no início você não conseguirá fazer os pomodoros completamente (Lembra que o criador da técnica perdeu a aposta na primeira vez?). Mas se você persistir conseguirá um resultado fantástico. Não desista quando não conseguir finalizar os pomodoros no começo!
Benfícios da técnica pomodoro
O pomodoro trás vários benefícios pra quem consegue aplicá-la corretamente, como:
- Alivia a ansiedade.
- Aumenta o foco e a concentração.
- Diminui as distrações e interrupções.
- Aumenta a consciência nas decisões de planejamento.
- Aumenta a motivação.
- Aumenta a determinação para alcançar os objetivos.
- Melhora a assertividade das estimativas.
- Melhora o processo de trabalho e estudo.
- Ajuda a resolver problemas complexos.
- O tempo se torna um aliado ao invés de um inimigo.
- Incentiva a continuar a aplicação da técnica.
- Cria o hábito da concentração.
Ferramentas
O legal do pomodoro é a simplicidade para se aplicar a técnica. Você só precisa de um timer, um papel e uma caneta para anotar as pequenas interrupções para não perder o foco e gerenciar as tarefas estimadas e realizadas.
No site oficial do criador da técnica são vendidos alguns artefatos interessantes, como um timer no formato de tomatinho, livros e cursos.
Existem também alguns softwares voltados para auxiliar na aplicação da técnica, tem pra vários sistemas operações e inclusive SOs de dispositivos móveis como android e IOS. Veja abaixo algumas ferramentas que encontrei para auxiliar na aplicação da técnica pomodoro.
- Pomodairo: Aplicativo para Windows que roda na plataforma Adobe AIR.
- Pomodori: Aplicativo para Mac.Tem ferramentas para gerenciar os pomodoros e as atividades executados na semana/mês, etc...
- Vários aplicativos de Pomodoro para Android
- Pomodoro Desktop: Aplicativo para Mac.
- Tomighty: Aplicativo simples criado em Java (Roda em todos os sistemas operacionais com JVM), muito bom.
- Pomodoro Timer: Aplicativo para iPhone e iPad.
- TeamViz: Esse é o que eu mais gosto, tem a versão free e tem a versão paga. É uma plataforma inteira muito completa para a aplicação do Pomodoro, com gerenciamento de atividades, estimativas, forma simples de anotar as interrupções, etc ...
E você? Já conhecia a técnica?
Eu utilizo bastante esta técnica no meu dia-a-dia. Há uma certa padronização do tempo de cada pomodoro (25 minutos + 5 de descanso e um pausa long de 15 minutos), mas concordo que este padrão pode não ser o melhor pra você, esteja livre para alterar os tempos de cada pomodoro especificamente para você, mas não fuja muito dos 25x5.
No inicio você pode aplicar a técnica em sua forma mais simples, mas ela também é uma ferramenta muito importante para gerenciar a sua produtividade do dia-a-dia, planejar, estimar e priorizar as tarefas que você tem que trabalhar.
Você já conhecia a técnica pomodoro? Deixe aí o seu comentário do que achou e dos resultados que está tendo com a aplicação desta técnica!