Qual linguagem de programação aprender em 2024
Esse período de segunda quinzena de dezembro é sempre um momento de reflexão para muita gente. E realmente é um bom momento para isso, pois para muita gente o trabalho e os estudos dão uma desacelerada. E muita gente aproveita para planejar o que pretende conquistar no ano seguinte.
Quem pretende entrar de cabeça na área de programação, pode estar se perguntando: Qual linguagem de programação devo escolhe para estudar em 2024?
A escolha da linguagem de programação depende muito dos seus interesses, objetivos e do tipo de desenvolvimento que você deseja realizar. Em 2024, algumas linguagens continuarão a ser relevantes, enquanto outras podem ganhar destaque.
Vou deixar aqui algumas sugestões e o porquê estudar cada uma dessas linguagens, baseado na minha experiência e nas minhas observações dos movimentos do mercado neste último ano.
1. Python
Python tem crescido constantemente em popularidade devido à sua sintaxe clara e versatilidade. É usado em uma variedade de campos, mas principalmente nas áreas de ciência de dados, automação, inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Se você pretende trabalhar com alguma dessas áreas, sugiro fortemente que você entre de cabeça no estudo de python. Especialmente as bibliotecas voltadas para dados e aprendizado de máquina, como:
- Scikit-learn: Biblioteca para aprendizado de máquina com ferramentas simples e eficazes para análise preditiva de dados.
- Pandas: Para manipulação e análise de dados, oferecendo estruturas de dados utilizadíssimas como o DataFrame.
- NumPy: Para computação numérica eficiente e manipulação de arrays.
- TensorFlow e PyTorch: Frameworks populares para desenvolvimento em aprendizado de máquina e deep learning.
- Matplotlib e Seaborn: Bibliotecas de visualização de dados.
Além de ser muito utilizado com dados, o Python é bastante utilizado para desenvolvimento web, com frameworks como Django, Flask e FastAPI. Além de também ser muito utilizado para WebScrapping com bibliotecas como Beautiful Soup e Scrapy.
Enfim, seja qual for o motivo que você escolher estudar python, te garanto que foi uma excelente escolha!
2. Javascript
Se você estiver interessado em desenvolvimento web, JavaScript continua sendo fundamental. Com o aumento do desenvolvimento de aplicações web e móveis, aprender um framework como React, Angular ou Vue.js pode ser benéfico.
Especialmente se você está começando na área de desenvolvimento de software, Javascript é uma excelente porta de entrada, principalmente por ter uma barreira de entrada muito baixa. Basicamente para começar a escrever script javascript, basta pressionar a tecla F12 do seu teclado no seu navegador, para abrir o Console das ferramentas do seu navegador, alí vc pode escrever scripts Javascript e executá-lo
Javascript é a linguagem padrão para desenvolvimento de aplicações web, sendo utilizada tanto no frontend quanto no backend com Node.js. E pra completar, com React Native, é possível usar Javascript para desenvolver aplicativos móveis para iOS e Android.
3. TypeScript
O TypeScript é um superset de JavaScript que adiciona tipagem estática à linguagem, tornando o código mais robusto para grandes projetos. É frequentemente usado com frameworks modernos como Angular.
Se você já trabalha com JavaScript, aprender TypeScript em 2024 é uma excelente evolução na sua forma de programar.
Após aprender TypeScript dificilmente você deixará de utilizar a linguagem e com certeza você escreverá códigos melhores, com menos bugs e com mais agilidade, já que um dos grandes benefícios da linguagem é justamente antecipar problemas do seu código que você encontraria somente em tempo de execução.
4. Java
Java é uma das linguagens mais robustas do mundo e é amplamente utilizada em desenvolvimento corporativo, especialmente em grandes empresas.
A muitos anos Java é uma linguagem de destaque no mercado. E aprender Java continua sendo uma escolha sólida por diversas razões, especialmente para quem busca uma base sólida em programação, orientação a objetos, microserviços, desenvolvimento de software corporativo, aplicativos móveis para Android, etc.
Ter habilidades em Java pode abrir oportunidades de carreira em várias indústrias. A demanda por desenvolvedores Java permanece alta em muitas regiões do mundo. E muitas vezes você nem precisa se mudar pra lá.
Se esta for a linguagem que você escolheu estudar em 2024. Sugiro também estudar o ecossistema de framerowks Spring-Boot. Hoje em dia, não dá pra falar de Java sem falar de Spring-boot, especialmente em se tratando de microserviços.
5. Kotlin
Assim como falei anteriormente do TypeScript ser uma linguagem de evolução do JavaScript. Kotlin é uma linguagem que nasce a partir do Java, trazendo uma forma mais ágil de desenvolvimento.
Kotlin é uma linguagem moderna que é totalmente interoperável com Java. É uma ótima opção para o desenvolvimento de aplicativos Android, mas não se prende a isso. O Kotlin é uma excelente opção para desenvolvimento backend, também com ecossistema de frameworks Spring.
Se você já sabe Java, mas ainda não mergulhou no Kotlin, sugiro fortemente que o faça! No final de 2024 você com certeza será um programador melhor.
6. Swift
Se você é fã dos produtos da Apple e deseja se desenvolver aplicativos para iOS, macOS, watchOS e tvOS, então definitivamente você deveria aprender Swift em 2024.
O Swift foi projetado para funcionar perfeitamente com as tecnologias e frameworks da Apple como Cocoa Touch para iOS e macOS, SwiftUI para interfaces de usuário declarativas, e outros. Isso proporciona uma experiência de desenvolvimento coesa e integrada.
E apesar de ser uma linguagem relativamente jovem, Swift possui uma comunidade muito ativa. Há uma variedade de recursos, tutoriais, fóruns e bibliotecas disponíveis para ajudar os desenvolvedores Swift.
E em se tratando de mercado de trabalho. Basta observar o contínuo crescimento do uso de dispositivos Apple, para concluir que há uma demanda crescente por desenvolvedores que possuam habilidades em Swift. Portanto, se você decidiu aprender Swift em 2024, pode ficar tranquilo que fez uma excelente escolha!
7. Dart
Dart é uma linguagem de programação desenvolvida pela Google, e é especialmente conhecida por ser a linguagem principal para o desenvolvimento de aplicativos usando o framework Flutter.
Embora você possa trabalhar com Swift para desenvolver aplicativos especificamente para iOS e Java/Kotlin para desenvolver aplicativos especificamente para Android. Você pode decidir trabalhar com desenvolvimento aplicativos tanto para Android quanto para iOS. Aqui vem o grande dilema entre escolher utilizar React Native ou Flutter.
Os dois frameworks são bem parecidos, a grande diferença é que o React Native utiliza Javascript e o Flutter utiliza Dart. Outra diferença é que o React foi criado pelo time do Facebook e o Flutter pelo Google.
Dart tem uma linguagem relativamente simples, o que pode facilitar a aprendizagem, especialmente para aqueles que estão começando na programação.
Embora o principal foco do Dart seja o desenvolvimento mobile com o Flutter, também é possível usar Dart para o desenvolvimento web. O framework AngularDart é um exemplo de como Dart pode ser utilizado para a criação de aplicações web.
A comunidade Flutter vem crescendo muito nos últimos anos e isso significa que há muitos recursos, tutoriais e suporte disponíveis.
Por fim, é importante dizer que o Google leva o Flutter (e consequentimente o Dart) muito a sério. Sendo a maioria de seus aplicativos (Gmail, Google Maps, etc.) desenvolvidos utilizando Dart e Flutter.
8. Go (Golang)
Go tem sido cada vez mais adotado em projetos de infraestrutura e sistemas distribuídos. Sua simplicidade e eficiência o tornam uma escolha sólida para certos tipos de desenvolvimento.
Go é uma linguagem de programação desenvolvida pelo Google, e ela ganhou popularidade devido a várias características que a tornam atraente para determinados cenários.
- Foi projetada com suporte nativo à concorrência.
- É compilada para código nativo, resultando em um desempenho rápido.
- A sintaxe é simples e a linguagem foi projetada para ser fácil de aprender e entender.
- Possui um ecossistema forte, com uma biblioteca padrão abrangente e bibliotecas de terceiros para uma variedade de finalidades.
- É particularmente eficaz para programação de rede.
- É utilizado em várias empresas de renome, como Google, Uber, Dropbox, e outras.
- Excelente para Microsserviços, devido à sua eficiência em desenvolver serviços independentes, escaláveis e concorrentes.
Dito tudo isso, se você está interessado em sistemas distribuídos, concorrência, eficiência e simplicidade, aprender Go pode ser uma excelente decisão.
9. Rust
Rust tem ganhado popularidade devido à sua ênfase em segurança e desempenho. É usado para desenvolvimento de sistemas de baixo nível, como sistemas operacionais e software de infraestrutura.
Para se ter idéia, Linus Torvalds escolheu Rust para ser a linguagem para a evolução do Linux. Ele destacou que o Rust tem atraído desenvolvedores mais jovens para a manutenção do Linux.
Pelas palavras dele:
People are hard, code is easy, and Rust’s role in Linux’s future.
Conclusão
Neste post, quis trazer algumas características das linguagens de programação que, ao meu ver, valem a pena aprender em 2024. Claro que tudo vai depender do seu objetivo e cada linguagem tem seus prós e contras.
Fique atento às tendências da indústria e avalie as oportunidades que se alinham aos seus objetivos profissionais.
Mas o mais importante de tudo. Independente do seu nível de conhecimento e sua experiência. Com certeza vale a pena aprender uma linguagem nova, um framework novo, uma técnica nova. No final, você sempre estará melhor!
E você? O que vai aprender em 2024? Deixe aí abaixo nos comentários.