Entenda como funciona o código de cores RGB

Em muitas áreas de aplicação nós precisamos trabalhar com cores, mesmo que não seja programando. Por exemplo, configurar a cor de um site ou editar uma imagem com o Photoshop, Corel draw, Gimp, paint, etc. Geralmente essas cores são representadas por um código de 6 caracteres hexadecimais (de 0 a F) precedido do caracter "#", por exemplo: '#68B46D'.

Esse código louco pode parecer estranho a primeira vista, mas é assim que as cores são tratadas no contexto atual da tecnologia. Estamos falando do código RGB de cores, o mais usado na WEB.

Pense na sua experiência atual. Dado um código web de cores (Por exemplo: #13A47B), você sabe descobrir que cor é essa? E o contrário? Dada uma cor, você sabe descobrir o código RGB dela?

Neste artigo vou explicar como funciona esse código e, de forma simples, como descobrir o código de uma cor e vice-versa.

Como as cores são formadas?

cores
rgb

Existem duas maneiras de se formar uma cor, uma delas é através de pigmentação e outra é através da luz. A primeira é muito utilizada em artes plásticas, onde se mistura cores para formar uma outra. Nós aprendemos isso na escola primária, quando misturamos um guache azul com um amarelo e formamos um verde. Lembra?

Mas a forma utilizada na tecnologia é a formação de cores por luz. Na formação de cores por luz, as cores são formadas a partir de três cores primarias.

As três cores primárias mais conhecidas são: Vermelho, Verde e Azul, ou RGB (do inglês, Red-Green-Blue).

A partir delas pode-se criar as demais cores.

As cores são criadas na computação com a combinação de valores de RGB. Cada uma dessas cores primárias recebe um valor de intensidade que varia de 0 a 255.

O branco é quando se tem o maior valor para as 3 cores, ou seja, 255 para Red, Green e Blue. E o preto é formado quando se tem o valor 0 para essas 3 cores.

Então para se obter a cor branca, precisamos de 255 Red (vermelho), 255 Green (Verde) e 255 Blue (Azul). E para se obter o preto precizamos de 0 Red, 0 Green e 0 Blue.

A formação do código RGB

Um código RGB é uma representação dos valores das cores primárias juntas, só que em Hexadecimal.

Podemos perceber que os códigos RGB são sempre formados com 6 dígitos, o que dá 2 dígitos para cada cor.

Se em 2 dígitos hexadecimais conseguimos valores de 00 a FF, então conseguimos representar valores de 0 a 255 da base decimal, concorda?

Para entender melhor, veja o meu artigo sobre As 10 conversões numéricas mais utilizadas na computação.

Continuando o raciocínio, se o branco é formado com a combinação dos maiores valores para RGB (255 para Red, 255 para Green e 255 para Blue), o código RGB do branco é: #FFFFFF.

Ou seja, 255 vermelho (FF), 255 verde (FF) e 255 Azul (FF). Juntando tudo com o # do início, temos o #FFFFFF.

O preto seria #000000. Certo? Tem alguma dúvida sobre isso? Comente lá em baixo.

Agora olhando pra figura que apresentei no início que mostra a combinação de cores primárias para formar outras cores. Veja ela novamente.

cores
rgb

Agora me responda, como seria a representação da cor amarela em código RGB?

Bom, percebemos que o amarelo é formado com a combinação do Verde e do Vermelho. Está vendo na imagem?

Então o amarelo é formado puramente pelo Verde (Green) e pelo Vermelho (Red).

Então o código RGB do amarelo é #FFFF00. Ou seja, valores máximos para R (Red) e G (Green) e 0 para o B (Blue).

Deu pra entender né...?

Como descobrir a cor de um código RGB

Existem vários sites que fazem isso. Mas pra facilitar a sua vida eu implementei aqui neste artigo um campo pra você ver a cor de um código. Basta digitar o código no campo abaixo. Por exemplo #2C76D0.

Digite o código RGB aqui:


Lembre-se: o código é formado pelo caracter # acrescido de seis dígitos que, dividido em tres representam Vermelho (Red), Verde (Gree) e Azul (Blue).

Como descobrir o código de uma cor

Agora que você já entendeu o conceito do código RGB, fica fácil descobrir o código de uma cor, combinando os valores para Red-Green-Blue. Se você usa o Windows por exemplo, você pode usar o próprio paint pra isso.

Vou descrever quais os passos para descobrir o código RGB de uma cor a partir do seu computador, usando o windows.

  1. Coloque a cor na tela do seu computador e pressione a tecla PRINT SCREEN. (Pra fazer uma cópia da tela do seu computador)
  2. Abra o paint e pressione Ctrl+V pra colar a imagem da sua tela.
  3. Clique na ferramenta Selecionador de cores do paint. (É esse ícone: selecionador de
    cores)
  4. Clique em cima da cor que deseja identificar.
  5. Clique no botão Editar cores. (É esse ícone: editar cores no
    paint)
  6. Identifique os valores de Vermelho, Verde e Azul. Conforme apresentado na tela abaixo.

Vermelho Verde e Azul de uma
cor

Esses números estão na base decimal. Pra gerar o código RGB é necessário convertê-los para a base Hexadecimal.

Para mais detalhes de como fazer essa conversão, acesse este post:As 10 conversões numéricas mais utilizadas na computação.

Sabido isso, você só precisa converter os valores de Red-Green-Blue para decimal e juntar tudo.

Pra facilitar a sua vida eu também implementei neste artigo três campos pra você digitar os números em decimal e obter o código RGB da cor. Basta digitar abaixo os valores para vermelho, verde e azul e ver a cor correspondente.

R = G = B =

Código RGB: \#1b8b3d


Curiosidade sobre o código RGB

Agora que você já sabe que o código #FFFFFF é a cor branca e o código #000000 é a cor preta.

Uma curiosidade sobre o código RGB é que quando os valores são iguais para as três cores primárias, nós temos cores em escala de cinza. Por exemplo, o código #5A5A5A é um cinza escuro, pois está próximo do preto #000000. Já o código #B7B7B7 é um cinza mais claro, pois está mais próximo do branco #FFFFFF.

Espero que tenha gostado dessa dica. Entender como é formado o código RGB é importante para fazer muitas coisas, principalmente se você quer trabalhar com desenvolvimento Web.

Bons estudos!

Twitter
Google
Facebook
LinkedIn
Email