Estrutura de repetição ENQUANTO

Em nossos algoritmos, hora ou outra precisamos executar alguns passos mais de uma vez. Ou mesmo executar repetidamente alguns passos até que alguma condição seja atendida. A partir dessa necessidade surgem as estruturas de repetição, também conhecidas como LOOP. Neste artigo, vamos tratar de forma especial a estrutura de repetição ENQUANTO (em inglês, WHILE). Seu funcionamento é tão simples quanto a estrutura de decisão SE-ENTÃO. A diferença é que os passos dentro deste bloco, são repetidos enquanto a expressão booleana (VERDADEIRO ou FALSO) resultar VERDADEIRO. Veja o esquema abaixo:

ENQUANTO <expressão booleana> FAÇA

<instruções a serem executadas enquanto a expressão booleana resultar em VERDADEIRO>

FIM-ENQUANTO

Esta estrutura de repetição é também chamada de loop pré-testado, pois a expressão booleana é verificada antes da primeira execução. Se inicialmente ela já resultar em FALSO, as instruções que estão dentro do bloco não são executadas nenhuma vez.

estrutura-ENQUATO

Estrutura ENQUANTO na prática!

Para entender na prática como usamos essa estrutura de repetição, vejamos um exemplo de algoritmo utilizando a ferramenta VisuAlg. Vamos implementar um algoritmo para somar valores até o usuário digitar o valor 0. Ou seja, vamos somar todos os valores que o usuário digitar, porém quando ele digitar 0 o "loop" acaba, a cada iteração do loop vamos apresentar o resultado atual da soma.

algoritmo "SomaEnquantoValorDiferenteDe0"
var
   valorDigitado : REAL
   soma : REAL
inicio

      soma := 0
      ESCREVA ("Digite um valor para a soma: ")
      LEIA (valorDigitado)

      ENQUANTO valorDigitado <> 0 FACA
          soma := soma + valorDigitado
          ESCREVAL ("Total: ", soma)
          ESCREVA ("Digite um valor para a soma: ")
          LEIA (valorDigitado)
      FIMENQUANTO

      ESCREVAL ("Resultado: ", soma)

fimalgoritmo

Observe o resultado deste algoritmo.

Resultado algoritmo
ENQUANTO

As estruturas de repetição são muito utilizadas em desenvolvimento de softwares. Entender como funciona é muito importante para resolver problemas que precisam executar tarefas repetidas vezes. Para praticar a utilização da estrutura ENQUANTO, implemente um algoritmo no VisuAlg para calcular uma multiplicação através de somas consecutivas, para facilitar assuma que os dois fatores da multiplicação são positivos. Caso não consiga, acesse o artigo O que é Algoritmo, que tem um exemplo desse cálculo.

Twitter
Google
Facebook
LinkedIn
Email