Eu vou te ensinar programação!

Desde quando eu criei o blog { Dicas de Programação } eu queria ajudar as pessoas a aprenderem programação. Acredito piamente que TODOS devem aprender programação. Independente da profissão que exerce, programação pode ser muito útil. Por isso nos meus posts aqui eu sempre me pergunto: será que o leitor que nunca criou um software conseguiria entender isso?

Me revolto com a forma com que programação é ensinado em muitas faculdades e cursos técnicos. Há exceções, mas a maioria desses cursos cospe a matéria em cima do aluno de qualquer jeito e pronto. Sei as dificuldades de pessoas, sem preparo prévio, que entram numa faculdade ou curso técnico na área de TI para aprender programação já se deparando com conteúdos avançados.  A culpa não é das faculdades e nem dos professores.

Durante a minha experiência profissional nesta área, percebi que as coisas que mais atrapalham os iniciantes é começar com linguagens de programação profissionais, sem antes entender os conceitos básicos de lógica de programação (coisa básica como ler e escrever que não é ensinado nas escolas), especialmente se a pessoa não sabe muito bem inglês.

Evidentemente em todas as salas de aula existe um desnivelamento de experiências entre os alunos com relação ao que está sendo ensinado. Também é natural os professores tentarem estimular a turma a ultrapassar limites. Como sempre tem uma parte da turma que já é um pouco mais experiente, os professores tendem a passar mais rápido pela parte básica, por ver que alguns alunos querem conteúdos mais avançados. É um dilema para o coitado do professor! Mas quase sempre o mais prejudicado é o iniciante que nunca teve contato com programação. Estes precisam de mais atenção.

Lógica de programação é uma disciplina básica como a matemática e português, mas não é ensinada na escola fundamental. E da mesma forma como as disciplinas básicas da alfabetização, é preciso muita prática para se aprender lógica de programação. Não basta uma passada rápida por este conteúdo. Você já pensou na dificuldade de um analfabeto para aprender a ler se um professor apenas desse uma passada rápida no que são vogais e consoantes e, em seguida mostrasse uma frase inteira esperando que o aluno a lesse? É isso que acontece com o iniciante em programação. Jogam-se todos os recurso da lógica de programação sobre o aluno e espera-se que ele já saia criando um super aplicativo.

Penso que todos devem aprender programação, mas vejo que esses iniciantes que dividem a sala com os mais experientes dificilmente terminam o curso, desistem e, por fim, pensam não serem capazes de aprender programação! Se este foi ou está sendo o seu caso, por favor não pense assim! O problema não é você, mas o sistema de educação que você percorreu a vida toda. Este não é só o caso da programação, outros assuntos básicos como educação financeira, negócios e empreendedorismo também não são tratados como deveria.

Estudante

A minha revolta é que muitos alunos, muitos mesmo, saem dessas faculdades cheias de alunos, desistem de aprender programação achando que é muito difícil e se sentem incompetentes, burras ou incapazes de seguir o avanço tecnológico que estamos vivendo.

Revoltado eu assumi esta missão: Eu vou te ensinar programação! Mesmo que você nunca tenha feito um programa na vida, aprender programação mudará a forma como você enxerga o mundo e esta evolução tecnológica da atualidade. Independente da tua profissão, aprender lógica de programação te será útil.

Comecei este caminho criando um minicurso GRÁTIS de lógica de programação por e-mail.

Se quiser se inscrever neste minicurso gratuito, basta acessar este link e cadastrar seu e-mail.

Estou preparando um material para quem não sabe programação, o primeiro que lancei é este minicurso.

Twitter
Google
Facebook
LinkedIn
Email