Quer aprender programação? Saiba qual a melhor linguagem!

A pergunta que é feita por todo mundo que está aprendendo a programar é: Que linguagem de programação devo aprender? A resposta é óbvia: Uma linguagem de programação para iniciantes!

Antes de mais nada, você deve ter consciência que ao longo da sua carreira como programador você sempre terá que aprender uma linguagem de programação nova. Pois todas tem suas vantagens e desvantagens. Uma dica interessante é: não seja fanático por uma linguagem específica!

Muitas pessoas defendem com unhas e dentes a linguagem de programação que têm mais afinidade. Mas isso não é bom! Para cada projeto, cada trabalho, uma linguagem é mais indicada ou não. Você deve decidir qual linguagem usar, não com base no seu gosto pessoal, mas nas vantagens que a linguagem oferece para o projeto.

Pensando nisso, se o seu projeto atual é aprender programação, que linguagem você deve utilizar agora?

Qual a melhor linguagem pra aprender programação?

Se você é iniciante, procure uma linguagem de programação que te ajude a aprender lógica de programação! Só depois de aprender o básico que você deve aprender uma outra linguagem mais profissional.

Muitas pessoas já começam aprendendo lógica de programação com linguagens profissionais, por exemplo java, Cpython, C#, etc. É totalmente válido e muitos conseguem de fato aprender, mas algumas pessoas podem ter dificuldade de assimilar os conceitos básicos com essas linguagens.

Então, para quem nunca programou antes, indico fortemente que comece com uma linguagem que o ajude aprender a programar antes de mais nada.

Pra quê você tem que saber coisas específicas e avançadas de um linguagem de programação específica, se você não aprendeu a lógica de programação?

linguagem de programação para
iniciantes

Para mim foi difícil entender isso quando ensinava pessoas a programar, queria logo que elas aprendessem java, python, ou C#, etc. Mas a dificuldade dos iniciantes, na verdade, era conseguir aprender lógica de programação tendo que "decorar" as restrições exigidas pela linguagem que ela estava programando.

Um entrave para os iniciantes é que as linguagens de programação profissionais são em inglês. Por isso, nos artigos voltados para iniciante aqui no { Dicas de Programação }, escrevemos algoritmos em português (pseudo-códigos) e utilizamos uma linguagem simples para transmitir os conceitos de lógica de programação, pois o objetivo é ensinar o básico.

Visualg, implementando algoritmos em português!

Na minha opinião esta é a melhor ferramenta para iniciantes em programação implementarem seus algoritmos. O Visualg foi criado por um brasileiro (Claudio Morgado de Souza), é fácil de ser usado e compila pseudo-códigos escritos em português, também conhecidos como "Portugol".

O Visualg foi desenvolvido para Windows. Para instalar faça o download do instalador (versão 2.5) na página: http://www.dicasdeprogramacao.com.br/download-visualg/

A instalação é muito simples, basta executar o instalador e acionar os botões "Avançar", a famosa instalação "Next, next, next ...". Quando abrimos o software, vimos uma tela com o esqueleto de uma algoritmo já criado, como a imagem abaixo:

Visualg página
inicial

Criando o primeiro programa com o Visualg

Para batizar o Visualg vamos criar agora um programa básico. Digite o algoritmo abaixo no visualg:

algoritmo "BoasVindas"
var
   nome: CARACTERE
inicio
   ESCREVA ("Olá! Digite o seu nome: ")
   LEIA (nome)
   ESCREVA ("Seja bem vindo ", nome, "!")
fimalgoritmo

Para executarmos o programa, utilize o botão indicado na figura ou pressione F9.

BoasVindas

Para finalizar, o resultado deste programa, é como apresentado pela figura abaixo:

Resultado primeiro programa
visualg

Outra coisa muito interessante no Visualg é a documentação de referência. É tudo em português! Se você tiver dúvida de uma palavra-chave ou comando, basta acessar a documentação através do menu ajuda. Eu mesmo já acessei muito essas referências para ver como os comandos básicos deveriam ser escritos. Use-a! É uma documentação bem simples e didática, com certeza ela pode te ajudar a aprender programação.

Como pôde ser visto, programar utilizando o Visualg é muito fácil! Por utilizar uma linguagem em português ele torna-se um grande aliado para iniciantes em programação.

Evidentemente, não se cria softwares profissionais com esta ferramenta, o seu grande objetivo é ajudar no ensino de lógica de programação. E com certeza cumpre o seu papel.

Dicas para quem quer aprender a programar

Se você leu esse artigo até aqui, provavelmente está interessado em aprender a programar.

Eu criei um minicurso GRATUITO de lógica de programação que para se inscrever basta informar o seu e-mail. Após se cadastrar você receberá as lições por e-mail em sequência.

Baseado sempre na prática, o minicurso é recheado de exercícios para você resolver e eu também mando as soluções dos exercícios nas lições seguintes. Dessa forma você coloca em prática o que aprendeu e pode comparar a sua solução com a minha!

>> Clique AQUI para se inscrever no minicurso GRATUITO de lógica de programação

Além disso, abaixo vou listar alguns artigos aqui do { Dicas de Programação } pra te ajudar a aprender o básico de lógica de programação utilizando o Visualg, você pode lê-los nesta ordem que você aprenderá lógica de programação e te deixará preparado para qualquer linguagem de programação que você escolher para trabalhar.

Bons estudos!

Twitter
Google
Facebook
LinkedIn
Email