O que é variável e constante?

Programas de computador utilizam os recursos de hardware mais básicos para executar algoritmos. Enquanto o processador executa os cálculos, a memória é responsável por armazenar dados e servi-los ao processador. O recurso utilizado nos programas para escrever e ler dados da memória do computador é conhecido como variável, que é simplesmente um espaço na memória o qual reservamos e damos um nome. Por exemplo, podemos criar uma variável chamada "idade" para armazenar a idade de uma pessoa. Você pode imaginar uma variável como uma gaveta "etiquetada" em um armário.

gaveta

Quando criamos uma variável em nosso programa especificamos que tipo de dados pode ser armazenado nela (dependendo da linguagem de programação). Por exemplo, a variável nome só poderia armazenar valores do tipo texto. Já a variável idade, só poderia armazenar valores do tipo número (inteiro).

Chamamos este espaço alocado na memória de variável, porque o valor armazenado neste espaço de memória pode ser alterado ao longo do tempo, ou seja, o valor ali alocado é "variável" ao longo do tempo. Diferente das constantes, que é um espaço reservado na memória para armazenar um valor que não muda com o tempo. Por exemplo, o valor PI (3.14159265359...) que nunca vai mudar!

Veja como funciona uma variável com um algoritmo

Para não restar dúvidas, vamos mostrar como funciona uma variável em um algoritmo.

Algoritmo Teste de Variável

Declaração das variáveis

nome : Texto

Inicio

nome <- "João"

imprimir(nome)

nome <- "Maria"

imprimir(nome)

Fim

Neste algoritmo, declaramos uma variável chamada "nome" do tipo "Texto". Inicialmente armazenamos o texto "João" na variável nome, e mandamos imprimir na tela o valor desta variável. Neste momento aparece na tela o texto "João", em seguida alteramos o valor da variável para "Maria" neste momento o texto "João" é apagado da memória e em seu lugar é armazenado o texto "Maria". Em seguida, mandamos imprimir na tela novamente o valor da variável, então aparece na tela o texto "Maria".

Só mais um exemplo pra garantir. rs

Algoritmo Soma

Declaração de variáveis

numero1 : Inteiro

numero2: Inteiro

resultado: Inteiro

Inicio

numero1 <- 5

numero2 <- 4

resultado <- numero1 + numero2

imprimir(resultado)

numero2 <- 2

resultado <- resultado * numero2

imprimir(resultado)

Fim

O resultado deste algoritmo é imprimir na tela o valor "9" e depois o valor "18". Ainda resta dúvidas?

Saber como ler e escrever dados na memória do computador é muito importante para criar um algoritmo. E a forma como fazemos isso é através das variáveis.

Twitter
Google
Facebook
LinkedIn
Email