Você sabe usar os Operadores Aritméticos em programação?

Todo mundo já usou operadores aritméticos na escola! Nos primeiros anos de estudo aprendemos a fazer continhas de soma, subtração, multiplicação e divisão. Em algoritmos eles também são simples e têm a mesma simbologia em todas as linguagens de programação ( +, -, * e / ).

Além desses mais simples, dois outros operadores aritméticos não recebem muita atenção e pode ser que você não os conhece, eles são o div e o mod, que resultam, respectivamente, o quociente (a parte inteira do resultado da divisão) e o resto da divisão. Observe as operações abaixo:

14 / 4 = 3,5

14 div 4 = 3

14 mod 4 = 2

O operador mod em muitas linguagens de programação (java por exemplo) é representado pelo símbolo “%“, assim:

14 % 4 = 2

operadores
aritméticos

Um outro operador aritmético que existe em algumas linguagens de programação é o ^ e executa a operação de potência, mas geralmente essa operação é realizada através de uma função chamada pow, bem como a operação de radiciação (função sqrt). Veja um exemplo do operador ^:

^ 5 = 32 (dois elevado a cinco)

Operadores aritméticos de radiciação também são fornecidos por algumas linguagens de programação, mas esses são bem mais raros. O Postgres por exemplo oferece os símbolos |/ e ||/ para operações de raiz quadrada e raiz cúbica, respectivamente.

Precedência entre os operadores aritméticos

Da mesma forma que na matemática, os operadores de multiplicação e divisão têm precedência de execução em relação aos operadores de soma e subtração. Aliás se tiver parênteses na expressão estes têm precedência ainda maior. A tabela abaixo indica a precedência dos operadores.

PrioridadeOperadores
Parênteses internos
potência (^) e raiz (quando a linguagem oferece esses operadores)
* / div e mod
+ e -

Os operadores de mesma prioridade são interpretados da esquerda para a direita. Para exemplificar essa questão de precedência, observe a expressão:

5 + 3 * ( 3 – 1 ) – 2 ^ 5 / 4 – 1

O computador executa o cálculo na seguinte sequência:

5 + 3 * 2 - 2 ^ 5 / 4 – 1

5 + 3 * 2 - 32 / 4 – 1

5 + 6 - 32 / 4 – 1

5 + 6 - 8 – 1

11 - 8 - 1

3 – 1

2

Os operadores aritméticos realmente todo mundo deve saber desde criança, mas para criarmos algoritmos é muito importante conhecermos mais detalhes, como o operador mod ou a ordem de precedência de cada um. Ainda assim, um dia você pode ser surpreendido com um resultado que você não esperava de uma expressão.

Twitter
Google
Facebook
LinkedIn
Email